Nossa história

Banner do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro

 

O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro tem sua origem em 1886, com a aprovação de um projeto de criação e funcionamento de uma Escola de Desenho e Pintura, apresentado por Antonio Mariano de Lima. Sua primeira denominação foi: "Escola de Artes Industriais do Paraná".

Por meio do Decreto n.º 548, de 8 de agosto de 1917, publicado no Diário Oficial em 14 do mesmo mês e ano, passou a denominar-se "Escola Profissional Feminina", oferecendo, além de Desenho e Pintura, cursos de Corte e Costura, Flores, Bordado, Pintura em Tecido e Artes do Toucador, que, no contexto cultural da época, faziam parte da formação da mulher.

Em 1933, adotou a denominação "Escola Profissional Feminina República Argentina" como homenagem do interventor Manoel Ribas ao Cônsul da Argentina, que estava em visita ao nosso Estado. Alguns dos mestres desta escola foram: Alfredo Andersen, João Turin, Maria Amélia D’Assumpção, Inocência Falce, Guido Viaro e Zaco Paraná, entre outros.

Na década de 70, em virtude da Lei n.º 5.692/71 e da Resolução n.º 3.601, publicada no Diário Oficial de 30 de setembro de 1974, passou a denominar-se "Escola Estadual Profissional República Argentina". Adaptando-se às transformações dos valores socioculturais, moldou-se às novas necessidades da comunidade, e o ensino profissionalizante passou a ser o ponto alto da reforma educacional. Nesta ocasião, os professores da escola passaram a ministrar, também, aulas de Formação Especial aos alunos das escolas públicas centrais da cidade.

Em 3 de junho de 1992, por meio da Resolução n.º 1.664/92, publicada no Diário Oficial de 24 de junho de 1992, a escola mudou novamente seu nome. Ela foi reestruturada com a finalidade de resgatar as origens como "Escola de Arte". Na ocasião, como homenagem ao precursor da Arte-Educação no Estado e grande mestre da pintura – Guido Viaro, passou a denominar-se "Centro de Artes Guido Viaro".

Com a Resolução n.º 555/05, publicada no Diário Oficial de 26 de abril de 2005, passou a denominar-se "Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro", o que demonstra o reconhecimento público da importância da Arte como parte indispensável na formação do indivíduo.

A partir de então, o Centro está situado à Rua Francisco Mota Machado, 490, bairro Capão da Imbuia. A escola ganhou sede própria, recebendo um imóvel totalmente reformado e adaptado aos cursos que mantém.

Atualmente, o Centro oferece cursos de capacitação nas linguagens artísticas:

  • Artes Visuais
  • Dança
  • Música
  • Circo e Teatro
  • Literatura Infantojuvenil
  • Arte e Tecnologia
  • Cultura Corporal

Todos esses cursos são voltados aos professores da Rede Estadual de Ensino. Em paralelo, o Centro oferece cursos de Arte-Educação para alunos do Curso de Formação de Docentes (Magistério), cursos livres para a comunidade e para estudantes da Rede Estadual no contraturno.